UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Aos 16 anos, Romeu Felipe Ferreira da Silva começou a trabalhar em uma minúscula barbearia em Embu das Artes, município da Grande São Paulo, cobrando R$ 5 pelo corte. 25 anos depois, ele cobra R$ 800 em seu próprio salão de beleza, o badalado ROM Concept.
Fascinado por cabelos femininos desde criança, Silva costumava brincar fazendo penteados nos cabelos da sua irmã mais nova e fazendo tranças nas espigas de milho da plantação da fazenda dos avós em Umari, uma pequena cidade no interior de Pernambuco. “Minha irmã era minha modelo naquela época”, diz. Com 15 anos, voltou com a família para São Paulo e se matriculou no curso de cabeleireiros da Escola Teruya.
Foi quando ele entrou pela primeira vez em um salão de beleza profissional. Uma amiga o levou para conhecer Celso Kamura, que trabalhava no bairro de Campo Belo. “Fiquei impressionado com o tamanho do espaço, com aquele tanto de clientes. Celso se tornou uma inspiração para mim”, conta.
O jovem saiu de lá querendo se especializar e começou a fazer cursos da Wella Professionals. Quando aprendeu as primeiras técnicas sobre coloração, se encontrou. “Amei aprender a criar cores diferentes para os cabelos femininos, para as mulheres. Aquilo me abriu um mundo novo.”
Silva e a Wella têm uma parceria de mais de 20 anos. Ele acabou se tornando professor e viajou pelo Brasil e pelo mundo ensinando técnicas de coloração. Hoje é reconhecido pelo trabalho que faz criando tonalidades para os cabelos femininos, especialmente para cabelos loiros.
Se hoje Felipe tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram, as primeiras clientes demoraram a aparecer. Ele passou um ano fazendo o cabelo das manicures e recepcionistas no primeiro salão feminino em que trabalhou. “Precisei ter muita paciência”, lembra.
Para mostrar seu trabalho, ele resolveu fazer postagens do tipo “antes e depois” nas redes sociais. Deu certo. Aos poucos as clientes começaram a procurá-lo. “De dez mulheres, nove me mostravam um post que eu tinha feito e me pediam para fazer igual. Foi nesse momento de virada que comecei a desenvolver a técnica de mechas criativas, que ensino hoje nos meus cursos.” Segundo ele, mais de 100 mil alunos já passaram por suas aulas em 30 países.
O hairstylist conta com um sócio competente e de confiança, Henrique Rocha, seu parceiro nos negócios e na vida. Como todo empreendimento de sucesso, é fundamental que os sócios proprietários tenham perfis que se completem. Enquanto Silva foca no atendimento e cursos, Rocha é focado na gestão e expansão da marca.
“O meu papel é garantir que a parte administrativa e a expansão da marca estejam sempre alinhadas. O dia a dia é uma dança constante entre o atendimento ao cliente e as operações internas. Precisamos estar sempre em sintonia. A comunicação entre nós é fundamental, eu trago a visão estratégica e o Romeu traz o calor da experiência com o cliente. Isso nos ajuda a criar um ambiente que não apenas atende mas também encanta”, diz Rocha.
Para o futuro a dupla pensa em abrir uma filial fora do Brasil, em Miami provavelmente. Depois, quem sabe, em Nova York. “São planos. São sonhos. No momento, temos que fazer tudo dar certo por aqui”, finaliza Silva.