Do alto de uma varanda, acima de uma multidão de varejistas, clientes e membros da imprensa, o presidente da Patek Philippe, Thierry Stern, comandava a revelação oficial da primeira nova coleção da marca em 25 anos, a Cubitus. O evento de outubro, realizado a cerca de uma hora de Munique, deveria ser a primeira apresentação da nova coleção, mas a tão esperada revelação foi estragada quando um anúncio do relógio vazou online alguns dias antes, levando os comentaristas das redes sociais à loucura. A notícia do lançamento se espalhou como fogo, mas a reação não foi nada calorosa. (Até o The New York Times chegou a compará-lo, injustamente, a um modelo de $717 de uma micro-marca inglesa movido por um popular Miyota.)
Nada disso parece ter parado a demanda pelo Cubitus, e não demorou muito para que colecionadores empolgados começassem a se gabar de receber seus pedidos. Entre os primeiros estava o rapper americano N.O.R.E., que postou fotos e vídeos de si mesmo abrindo seu Cubitus bicolor (Ref. 5821/1AR) apenas quatro dias após o lançamento.
Mesmo que você comande a marca de relojoaria mais respeitada, lançar uma nova coleção não é uma tarefa fácil – especialmente quando isso acontece duas décadas e meia após o último lançamento. O peso das expectativas do mundo da relojoaria estava sobre os ombros de Stern. Em resposta, o chefe da Patek produziu o que muitos especialistas concordaram ser um design bastante simples; as peças de hora e data eram tão diretas que entusiastas de relógios reclamaram que eram apenas reinterpretações dos modelos Nautilus existentes, alojados em uma caixa maior de 45 mm.
A linha Cubitus inclui três referências: a Ref. 5821/1A vem em aço com um mostrador verde-oliva – se você conseguir comprá-lo no varejo, custará $41.243 –; a versão bicolor já mencionada tem um mostrador azul por $61.276. Uma terceira versão, Ref. 5822P, tem uma caixa de platina com mostrador azul e custa $88.378; é o único Cubitus com pulseira. Possui o novo Calibre 240 PS CI J LU e combina uma grande janela de data, fase lunar e indicações do dia da semana, todas podem ser alteradas simultaneamente em 18 milissegundos. O relógio possui seis patentes pendentes (muitas das quais dizem respeito ao alinhamento perfeito dos dígitos da data e à capacidade de corrigir as indicações a qualquer hora do dia), provando que não se pode julgar o Cubitus pela capa.
Quanto às comparações com o best-seller Nautilus, “elas estão certas”, admite Stern, observando que se inspirou tanto no Nautilus quanto no Aquanaut ao criar o Cubitus. “Hoje eu tenho uma linha incrível com o DNA do outro – é isso que eu faço”, diz ele. “Eu também faço isso com a linha Calatrava ou com as complicações, todas elas. Você não deve sempre reinventar tudo do zero”, acrescenta. “Pegue o melhor do que você conhece e melhore.” É uma fórmula vencedora para outras marcas de luxo, afinal – Hermès, Rolex e Ferrari fazem esse tipo de coisa o tempo todo.
Ainda assim, Stern insiste que a ideia por trás do Cubitus não é ficar preso ao passado, mas sim atrair novos clientes. “Eu não posso ficar apenas com os clientes mais velhos – e não vou perdê-los – mas também sei que em algum momento eles não estarão mais aqui, e os novos também devem fazer parte disso.” Seu comprador ideal para o Cubitus é alguém jovem e ativo, que pode estar começando um novo negócio – e ao mesmo tempo, ele acrescenta que, a menos que essa pessoa já seja um cliente VIP, terá que esperar na fila. “Será o mesmo que o Aquanaut”, observa ele. “O primeiro ano pode ser um pouco difícil para o novato conseguir, mas depois disso, será mais fácil.” A admissão despreocupada só pareceu reforçar ainda mais a mensagem: Não há nada radicalmente novo aqui. E, no entanto, é só disso que todos falam – que é exatamente do jeito que a Patek Philippe gosta.